Pensão alimentícia é um assunto muito polêmico. É comum que em algum momento seja preciso ajuda externa, principalmente no quesito valores. Dentro desse cenário, muitos pensam logo em advogados, que são sim importantes, mas um profissional que poderá ajudar a garantir valores realmente justos, é o detetive particular.
Seja um profissional ou uma empresa especializada, investigações dentro desse cenário ajudam a garantir que a pensão alimentícia seja paga, e em valores que realmente condizem com a realidade financeira de ambos os cônjuges.
Por conta disso, no texto de hoje, vamos falar mais sobre a indústria da pensão alimentícia e como as investigações podem ser muito bem-vindas.
Quais são as vantagens em contratar um detetive particular para comprovar fraude?
Infelizmente, ou felizmente, dependendo do ponto de vista, as palavras apenas em juízo podem não garantir a justiça. Na maioria dos casos apenas uma investigação completa, de fato, vai garantir o pagamento correto.
Abaixo vamos mostrar algumas das vantagens em contratar um detetive para realizar uma investigação relativa à pensão alimentícia que está sendo paga, ou não.
Pagamento de valor justo
O ambiente que resulta em uma pensão, na maioria dos casos é um ambiente caótico. É comum que os problemas do relacionamento reflitam em questões importantes como a pensão, onde um lado sempre olha o outro com desconfianças.
Então, é comum que esse tipo de “acordo” seja determinado pela justiça. Entretanto, algumas informações são usadas no processo, sob as quais será definido o valor.
E, é nesse momento que algumas fraudes e ocultações podem ocorrer. Para garantir que isso não aconteça, a contratação de um detetive particular é uma das melhores formas de trazer a verdade das informações.
Com as informações corretas é possível garantir que o pagamento seja justo e ninguém saia “perdendo”.
Localização de devedor
O não pagamento correto da pensão alimentícia resulta em prisão. Inclusive é desta lei que se criou o ditado popular “que no Brasil a única coisa que “dá” cadeia, é não pagar pensão”.
Caso o credor faça a denúncia, o devedor está foragido. Porém, nem sempre o caminho é facilitado, onde muitas vezes o devedor acaba se escondendo e o processo de recebimento poderá demorar ainda mais.
Contratando um detetive, ele vai garantir uma busca completa para encontrar o endereço onde o devedor se encontra e dar o seguimento legal ao ocorrido.
Caso não efetue o pagamento, terá que ir para regime fechado, só podendo sair após deixar as dívidas da pensão em dia.
Garantia que o dinheiro está sendo usado para a finalidade correta
O lado que está fazendo o pagamento também poderá se sentir lesado. Ainda mais se tiver a desconfiança que o valor pago está sendo usado de forma errada ou abusiva.
Por exemplo: uma mãe que recebe pensão para seus filhos e está gastando o dinheiro para finalidade própria e está deixando faltar coisas para os filhos, os reais beneficiários.
Contratando um investigador será possível provar que isso de fato está ocorrendo e em muitos casos até reverter a guarda dos filhos.
Pensão alimentícia
Quanto pode custar um detetive particular?
O preço de uma investigação sobre pensão alimentícia varia bastante. Além disso, por mais clichê que parece, realmente, cada caso é um caso. O preço vai aumentando de acordo com a dificuldade e horas despendidas pelo trabalho.
Quando falamos de contratar um detetive particular ou uma empresa especializada é preciso considerar que estamos falando de profissionais capacitados com experiência em investigação.
Então, o custo desse tipo de trabalho poderá ser visto como mais elevado. Mas dentro de todas as peculiaridades e dificuldades, na maioria das vezes o preço é justificado. Ainda mais quando falamos de fraudes ou de pagamentos não realizados de pensão alimentícia.
Vale destacar que não significa que é um serviço apenas para pessoas ricas. Ainda mais por sua capacidade de trazer grandes resultados financeiros para a vítima de algum tipo de sonegação ou fraude nos valores recebidos.
Entretanto, é claro, que os preços seguem uma tabela e cada empresa ou detetive poderá ter seus próprios valores.
O mais importante, é antes de qualquer coisa, verificar se o profissional ou empresa são confiáveis e de qualidade, para que o barato não saia caro e vice-versa.
Quem se beneficia, e quem perde com a investigação?
Quando o assunto é a contratação de um detetive particular para investigar pensão alimentícia, fica claro quem é beneficiado e quem é prejudicado.
O grande beneficiário é a criança ou jovem que tem o direito a receber a pensão, bem como o seu responsável legal, que tem responsabilidade de administrar a pensão.
Além disso, existem pagamentos de pensão alimentícia em outros casos. Como por exemplo: em divórcios, onde mesmo sem filho, um dos dois terá que fazer o pagamento desse tipo de benefício.
Com a investigação sobre pensão alimentícia fica claro que quem mais tem a ganhar é a parte que está investigando, considerando que sua reclamação seja justa e o detetive particular encontre provas.
A pensão alimentícia é um pagamento mensal que tem por intuito cobrir despesas com saúde, educação, vestuário, transporte, lazer, transporte e é claro, alimentação. Diferente do que muitos imaginam, pelo seu nome, o pagamento não envolve apenas gastos com a alimentação.
Então, é preciso que o valor cobrado e pago esteja de acordo com as diretrizes legais. Por isso, sempre quem está falando a verdade e buscando apenas garantir a justiça, é quem se beneficia.
Já quem é “prejudicado” é quem não está realizando o pagamento ou fraudando documentos e pagamentos para não ter que pagar o valor correto. Só tem a perder com a investigação quem está errado e devendo. Então, é preciso contar com um bom detetive particular para garantir que o trabalho seja realizado da melhor forma possível.